domingo, 27 de abril de 2014

O GRANDE LÍDER

Era uma vez um velho chefe de uma tribo indígena.
Um dia, o velho índio caiu doente e percebendo que seu fim se aproximava, mandou chamar seus três filhos e falou-lhes:
— Meus queridos filhos, eu estou muito velho e doente. Como amo a todos sem distinção, quero que demonstrem sua capacidade e inteligência para serem um grande líder. Passarei o meu lugar àquele que melhor e mais sabiamente desempenhar a seguinte tarefa: Quero que vocês vão à montanha sagrada e tragam para mim aquilo que cada um julgar mais importante do que puder encontrar. Os três filhos se despediram reverentemente do velho pai e partiram...
Depois de algumas luas, retornou o primeiro, o filho mais velho. Disse ele ao pai:
— Meu querido e bom pai, eu trouxe-lhe a encomenda que fizera. Depois de muito andar por entre os espinheiros, eu encontrei esta flor. Possui uma beleza ímpar e perfume inebriante, por isso pensei ser o presente mais valioso que poderia trazer-lhe.
Enquanto ainda falava, chegou o segundo filho. Disse ao pai:
— Meu amado e querido pai, venho a sua presença trazer-lhe o meu presente que encontrei na montanha sagrada. É uma pedra. Esta pedra possui uma forma original e uma beleza inigualável. Eu a encontrei cravada num rochedo, onde tive que arriscar minha vida para alcançá-la. Por tudo isso, pensei ser o melhor presente. Depois que terminaram de ofertar os presentes, o pai agradeceu-lhes e pediu que aguardassem o filho mais novo. Este, porém, não chegava. Passaram mais algumas luas. O velho índio ia de mal a pior e o filho não voltava. Chegaram a pensar que houvesse morrido.
Depois de muita espera, eis que chega o filho. Disse ao pai:
— Pai, perdoe-me pela demora. Eu venho de mãos vazias. O presente que pediu não pude trazê-lo. Eu andei por toda a montanha e não o encontrava, por isso subi até o pico e então vi o outro lado da montanha. Vi que se estendia uma verde planície, cortada por um rio de águas azuis.
Desci e vi que se tratava de um bosque onde a vida corria abundante. Fiquei maravilhado e pensei: se nossa tribo se mudasse para cá, poderíamos viver com fartura e por longos anos.
O velho índio, com os olhos cheios de lágrimas, proclamou a sua decisão:
— Filhos, amo a todos vocês. Todos deram o melhor de si, mas, o filho mais novo viu o futuro de nosso povo e nos trouxe o melhor presente: Vida para toda a tribo. Por isso, entrego meu cajado a meu filho mais novo para que guie o meu povo até este lugar sagrado onde haverá prosperidade para nosso povo. E assim se fez...
Deus abençoe á todos...
Yara Dalnei

Nenhum comentário:

Postar um comentário